quarta-feira, 5 de junho de 2013

Resumo ( Pai Rico, Pai Pobre )



Pai Rico, Pai Pobre

   Conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike. Robert era filho de
um professor universitário, que tem o Privilégio de ter a orientação de dois pais, um
 rico e outro pobre.
O pai rico que chamamos é pai de seu amigo Mike, e o pai pobre são seu pai, um homem muito instruído e inteligente. Ambos os homens influentes e bem sucedidos em sua carreira, embora um sempre com visões diferentes. Um dizia: “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal” o outro “ A falta de dinheiro é a raiz de todo mal”.
Um dos pais recomendava “Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa” o outro falava “Estude arduamente para comprar uma empresa”.
Através dessas opiniões tão divergentes Robert teve a oportunidade de optar por qual dos pais iria dar ouvidos, sendo assim resolveu seguir os conselhos do pai rico.
Robert e seu amigo Mike estudaram em uma escola Pública onde todas as Crianças dessa escola eram filhos de Pessoas  ricas. Foi então que Robert começou a indagar seu pai, como ele poderia ficar rico, seu pai não soube lhe explicar. No dia seguinte Robert propôs a seu amigo Mike uma sociedade para ambos ficarem ricos. Infelizmente seu primeiro negócio foi um fracasso. O pai de Robert reconheceu o esforço dos meninos, foi então que ele aconselhou a eles que fossem pedir conselhos sobre como ficar rico com o pai de Mike “Pai rico”.
Foi a partir desse momento que Robert e Mike começaram a trabalhar e estudar como o pai rico, que lhes ofereceu um emprego em uma de suas lojas.
O pai rico mostra a importância de termos objetivos e persistência, e que devemos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós AM invés de trabalharmos para o dinheiro.
E não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda. Para construir um grande império, um sonho devemos planejar e construir em bases sólidas. Sem construirmos sem planejarmos, assim com muitas pessoas o fazem esse império não vai durar muito tempo.
Muitos se preocupam em ter, não em saber, para um dia ser uma pessoa rica. A diferença entre o Ativo e o Passivo é: * O Ativo coloca dinheiro no seu bolso, * O Passivo tira dinheiro do bolso.
O dinheiro só acentua o padrão de fluxo de caixa que está na sua mente. Se seu padrão for gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento de dinheiro disponível, apenas resulte em um aumento de despesas.
O que falta na educação não saber como ganhar dinheiro, mas como gastar-lo, o que fazer com ele depois de tê-lo ganho.
Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passiva, pensando que são ativos.
Para o autor os vários reais que devemos adquiri são agrupados em várias categorias:
Se tiver que trabalhar nos negócios, não é negócio;
*Ações;
*Títulos;
*Fundos;
*Imóveis que geram renda;
*Promissória;
Compre ativo que goste, pois o que você gosta você cuida. Nos Estados Unidos, os Impostos que originalmente foram criados para que houvesse uma taxação sobre os mais ricos, com o passar do tempo começaram a incidir sobre a classe média e daí para baixo, penalizando assim quem os aprovou mediante votação.
Sendo assim faz-se necessário o conhecimento do sistema legal, juntamente com a contabilidade para que se possa adequar o investimento a menos incidência de impostos. E nesse aspecto a sociedade anônima constitui uma excelente ferramenta. Pois além de proteger os ativos sob um manto de artifícios legais, faz gastos, enquanto que para uma pessoa física o desconto do imposto dá-se na fonte de sua renda.
Todos os indivíduos possuem uma gama de atributos para que possam tornar-se empreendedores bem sucedidos. E, por que isso não ocorre?
A principal causa à falta de autoconfiança, pois no mundo fora dos centros de informação (escolas) São exigidas habilidades que lá não foram desenvolvidas, tais como garra, ousadia, coragem, audácia, esperteza e tenacidade, entre outras.
Por isso precisamos desenvolver nossa capacidade de avaliar e assumir riscos administrando-os em cada oportunidade que nos aparece, pois a tendência natural é a busca da segurança que geralmente não é a melhor escolha para sermos bem sucedidos em nossos empreendimentos.
Os empreendedores encontram oportunidades onde a grande maioria não as vê, assumem riscos baseando-se em conhecimentos financeiros contábeis e jurídicos capazes de tornarem estes riscos calculáveis e então entrar no “jogo” do mercado para sonhar, e se fracassarem sabem que isso faz parte da busca do sucesso e usam isso para tornarem-se mais atentos na próxima oportunidade e assim vão cumulando ativos ao longo da vida ao passo que as pessoas que não desenvolveram esta inteligência financeira passaram o tempo inteiro fazendo contas de como saldar suas dividas, reclamando do patrão e do governo, quando na verdade o que poderia mudar sua situação financeira seria uma mudança de atitude frente ás oportunidades, passando da acomodação á ação.  
Robert diz que um profissional deve se preocupar em apreender, em ampliar seus conhecimentos, independente do Ramo de negócios a que venha escolher. Não devemos trabalhar pensando exclusivamente em um salário melhor ou em um emprego mais estável, mais duradouro, porque se nos especializamos em uma única área ficaremos dependentes deste mercado, e por tanto, vulnerável profissionalmente.
Devemos desenvolver habilidades e conhecimento gerais que nos servirão para administrar o nosso negócio. Algumas habilidades como vendas e entendimento de organização são básicas para que qualquer atividade possa ter sucesso.
Se você aprender a vender bem a sua idéia, independente de qual seja, terá sucesso. Se você aprender a administrar bem o seu negócio, na área financeira, pessoal, independente de qual seja, terá sucesso.
Quanto melhor você se comunicar, negociar a administrar mais sucesso terá. Devemos aprender que também devemos ser eternos alunos e eternos professores, que devemos dar para poder receber.
Mesmo as pessoas alfabetizadas financeiramente, podem ter problemas para sua independência financeira. Algumas razões são: Medo – Não existe nada de errado em perder dinheiro, o importante é ter a coragem de encarar o medo e o risco.
“Se você odeia riscos e preocupação... comece cedo”
Nunca encontraremos um vencedor que nunca passou por perdas e fracassos.
Para os vencedores o fracasso é uma inspiração, para os perdedores uma derrota.
Se você for do tipo que não aceita perder, fique com a segurança. Se quiser enfrentar o fracasso, vá à luta, ache seu foco e encare as perdas como fonte de inspiração.
Superar o ceticismo – existem  aquelas pessoas pessimistas que procuram a todo o momento razões para achar que algo não vai dar certo, influenciando negativamente a si e aos que o rodeiam.
Idéia como esta fazem pessimistas andarem para traz, pois escolhem ficar com a segurança, enquanto que os ricos que não dão ouvidos ao medo encaram os desafios.
Preguiça- preguiça não é o nome que se da para aquelas pessoas que não gostam de trabalhar. Muito profissionais ocupados demais vezes com a desculpa de excesso de trabalho estão é fugindo de algo mais, de encarar algo novo, do desfio. Isto também chamamos de preguiça. Podemos lutar contra essa forma de preguiça, desenvolvimento dentro de nós uma ambição, positiva é claro, que nos faz parar de dizer frases como “isso eu não posso comprar” e nos faz com que digamos “O que tenho que fazer para comprar isto”?
Maus Hábitos – Nossa vida é um reflexo de nossos hábitos de nossa educação. O empresário dito como correto sempre paga primeiro suas obrigações e depois se sobrar paga a si próprio.
Se pagarmos a nós em primeiro lugar, teremos que trabalhar mais, pois nossas obrigações somos obrigados a pagar, com isso, teremos criado uma nova fonte de motivação. Arrogância é ego mais ignorância – O que sei me faz ganhar dinheiro, o que não sei me faz perder. Muitas pessoas usam a arrogância para disfarçar sua ignorância sobre determinado assunto não se acomode, não se envergonhe,busque algo ou alguém que lhe dê este conhecimento.
Em cada um de nós reside um gênio financeiro, para algumas pessoas este gênio esta adormecido, pois nossa cultura nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Nossa cultura nos ensina a trabalhar pelo dinheiro e não o dinheiro a trabalhar por nós, nos ensina a não nos preocupar com o futuro financeiro. Devemos definir os “não quero” e os “quero” na vida, ou seja, não que perder dinheiro, não quero trabalhar a vida inteira, não quero ser empregado, os “não quero”, eles criam os “quero”, exemplo, quero ser livre para viajar por todo o mundo e viver o estilo de vida que gosto, quero controlar meu tempo e minha vida.
Acredite que você é capaz, vá atrás de seus sonhos, realize-os. Para tanto segundo o autor existem 10 passos importantíssimos para se seguir: 1º - Encontrar razão maior que a realidade, tenha um objetivo, algo motivador, escolha  o que você quer!
Pessoas arrogantes e criticas são muitas vezes, pessoas com baixa auto-estima, que têm medo de assumir riscos. 2º o poder da escolha, você escolhe as opções que colocam coce mais próximo de seus objetivos.
3º Escolha seus amigos, não somente por sua situação financeira, mas sim, pelo que essa pessoa possa lhe transmitir de ensinamentos e conhecimentos, bons ou ruins, bons para que você possa fazer o mesmo e ruins para que você nunca faça.
4º Domine uma fórmula de fazer algo cada vez melhor e mais rápido, isto serve também para ganhar dinheiro.
5º Autodisciplina, ou seja, pague primeiro a si mesmo, mesmo sem dinheiro, pague a si mesmo primeiro, porque a partir daí você usará a cobrança de seus credores como motivação e determinação para conseguir o que quer.
6º Pague bem as pessoas que trabalham para você, principalmente aquelas que lhe ajudam a ganhar dinheiro.
7º Sempre que emprestar solicite de volta, sempre observe o retorno sobre o investimento: São os ativos que você obtém de graças depois que você recebe seu dinheiro de volta. Isso é inteligência financeira.
8º Ativos compram supérfluos. Ou seja, concentre-se em como ganhar dinheiro fazendo o dinheiro trabalhar por você, coloque seu desejo de consumir para motivar seu gênio financeiro a investir.
9º A necessidade de heróis, temos a necessidade de nos espelhar em alguém positivo, pessoas bem sucedidas como exemplo, porque se eles conseguiram, nós também conseguiremos.
10º Doe antes de receber, sempre que puder doe algo a alguém principalmente conhecimento. Isso é uma ação, e toda a ação tem uma reação.
Há muita gente que quer fazer, em lugar de pensar, e há gente que pensa, mas não faz. As duas formas juntas são ótimas, devemos adorar idéias de adorar agir. Pare de fazer o que não funciona e procure algo novo para fazer. Não desista de uma idéia antes de tentar, compre livros, faça cursos, busque novas idéias, converse com alguém que já tenha feito o que você quer fazer, peça dicas.
Quando estiver comprando faça ofertas mínimas, sem a vergonha e o medo, e quando estiver vendendo sempre peça o Maximo possível. Quando algo envolve dinheiro seja profissional, esperto, queira só ganhar.
Pessoas que pensam pequeno não conseguem grandes oportunidades, comece pensando grande e termine pensando maior ainda.
Você precisa agir antes de poder receber recompensas financeiras. Aja agora!
Pai Rico, Pai Pobre
Pai Rico, Pai Pobre conta à história do norte-americano Robert Kiyosaki. Ele conseguiu ser um investidor de sucesso e conquistar a independência financeira. A alfabetização financeira de Robert começou aos nove anos, com lições do pai de um amigo, a quem o autor passou a chamar de “Pai Rico”. Foi dele que Robert recebeu as primeira noções sobre o valor do dinheiro. Conselheiros bem diferentes dos dados por seu verdadeiro pai, a quem chama de “ Pai Pobre”.
O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais.
Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os guarda. Ninguém mais o fará.
No livro há comparações entre o pai rico e o pai pobre, tendo como principal diferença a inteligência financeira. Uma combinação de varias habilidades e talentos, que necessitam também de sólidos conhecimentos em quatro grandes áreas: contabilidades (capacidade de ler e entender demonstrações financeiras, permitindo identificar os pontos fostes e fracos de qualquer negócio), investimento, conhecimento da lei (como utilizar vantagens tributárias) e entendimento dos mercados. 
Segundo o autor, a educação formal não prepara as crianças para a vida real, e boas notas e formação não bastam para garantir o sucesso de alguém. A diferença está entre ter o controle do próprio destino ou não. O livro traz lições para controlar o destino e tornar-se bem-sucedido.
Elven R. SIlva

Nenhum comentário:

Postar um comentário